Travessa Formosa, 25 - Centro - Taubaté / SP

  • HN Home Care

Lotação em unidades de saúde só deve ser amenizada em 2018

Hospital Odilon Behrens alega sobrecarga após fechamento de leitos, e pacientes reclamam de estrutura

A peregrinação por unidades de saúde começou no último sábado. Stefania Carolina Bueno, 29, sofria de uma hemorragia por causa do parto. Primeiro, a autônoma procurou socorro na Unidade de Pronto– Atendimento (UPA) Nordeste, na capital, onde não havia ginecologistas. Então, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Odilon Behrens e precisou ficar sentada em uma cadeira segurando o próprio soro até essa quinta-feira (25). “Está impraticável. Gente no chão, pessoas tossindo, todo mundo junto com a sujeira”, disse. O hospital e as nove UPAs da capital têm passado por uma sobrecarga de atendimentos e, consequentemente, piorado a oferta dos serviços. A situação só deve ser amenizada a partir de fevereiro de 2018, quando o Hospital do Barreiro estiver funcionando plenamente.
“Nós tivemos 300 leitos fechados na Santa Casa. Isso (lotação) é consequência da diminuição da oferta de leitos. Quando a gente tiver os 451 leitos do hospital metropolitano (do Barreiro) funcionando, esse impacto vai ser muito menor”, disse o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. A assessoria de imprensa do Odilon informou que parte da sobrecarga na unidade diz respeito a pacientes da região metropolitana de Belo Horizonte.
Em 2016, o Odilon realizou 217.942 procedimentos. Desses, 18.503 (8,49%) foram para residentes de municípios dos arredores de Belo Horizonte. O quadro se agravou nos quatro meses deste ano, conforme a assessoria do hospital. Dos 76.375 procedimentos ocorridos na unidade, 12.372 (16,2%) envolveram pacientes da região metropolitana.
O hospital informou, em nota, que todos os pacientes que procuram a unidade são atendidos e classificados conforme o risco que apresenta. A unidade explicou ainda que não “compete ao hospital” dialogar com os municípios da região metropolitana.
Aliado à redução do número de leitos na Santa Casa e à procura de pacientes de outras cidades, há ainda o provável impacto daqueles que perderam ou cancelaram os planos de saúde. Conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 17,5 mil belo-horizontinos cancelaram seus contratos entre abril de 2016 e o mês passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LIGUE

Entre em contato conosco para atentermos da melhor forma possível.

FONE:

+55 12 3426-2653

ENVIE-NOS UM EMAIL

E um de nossos atendentes retornará o mais breve possível.

DEPARTAMENTOS

diretoria@hnhomecare.com.br

VISITE-NOS

Faça-nos uma visita e conheça nossas instalações.

ENDEREÇO

Travessa Formosa, 25 - Centro
Taubaté / SP